SÃO GONÇALO DO AMARANTE: A IMAGEM, A REPRESENTAÇÃO, O SAGRADO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.23859
Agências de fomento
Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave:
São Gonçalo do Amarante, representação, sagrado, Jerusalém.Resumo
A proposta deste artigo é refletir sobre a representação da imagem de São Gonçalo do Amarante na peça O prodígio de Amarante, de Antônio José da Silva, também conhecido como o Judeu. Para isso serão levados em conta, principalmente, os estudos de Carlo Ginzburg sobre o conceito de representação, presentes na obra Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância, mais precisamente no ensaio intitulado Representação: a palavra, a ideia, a coisa. Além disso, a fundamentação teórica deste estudo compreenderá os estudos de Karen Armstrong referentes às questões do mito e de Jerusalém, de Mircea Eliade sobre o sagrado e de Carl Gustav Jung e suas contribuições no que diz respeito aos arquétipos e ao inconsciente coletivo.Downloads
Publicado
06-08-2020
Como Citar
EUSTÁQUIO, A. R. SÃO GONÇALO DO AMARANTE: A IMAGEM, A REPRESENTAÇÃO, O SAGRADO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 326–344, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.23859. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23859. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.