RESISTIR PARA EXISTIR: UMA ANÁLISE DA OBRA CANGACEIROS, DE JOSÉ LINS DO REGO

Autores

  • Edvânio Caetano Silva Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24720
Agências de fomento

Palavras-chave:

Cangaceiros, resistência, literatura.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar como são construídos os aspectos de resistência presentes nos personagens de Cangaceiros, (1953), de José Lins do Rego. Nessa perspectiva, tencionamos discorrer acerca do processo utilizado pelo autor a fim de construir protagonistas que, embora no mundo da ficção, são delineadores de sujeitos às margens da sociedade, não obstante povoam um mundo paralelo ao dito “comum”. Assim, a obra nos apresenta personagens como fanáticos religiosos, cangaceiros e coronéis falidos e loucos, tangidos ao atual estado em que se encontram como meio de resistências às forças opressoras que assolam a região. Para auxiliar o nosso trabalho acerca dessas conjecturas, a ideia de resistência como tema, apresentada por Bosi, (2002), será o nosso fio condutor, uma vez que José Lins do Rego confecciona a obra Cangaceiros tendo como tema principal o conceito de resistência, por parte daqueles que estão às margens, expostos ao longo da narrativa.

Biografia do Autor

Edvânio Caetano Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestrado em Letras - Literatura e Vida Social, pela
mesma universidade, concluído em 2016. Doutorado em andamento pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

SILVA, E. C. RESISTIR PARA EXISTIR: UMA ANÁLISE DA OBRA CANGACEIROS, DE JOSÉ LINS DO REGO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 154–170, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24720. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24720. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA E INTERARTES, DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CULTURAIS