PRESO POLÍTICO NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA TESTEMUNHAL DE IGOR MENDES EM A PEQUENA PRISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24806
Agências de fomento

Palavras-chave:

Cárcere, democracia, Igor Mendes, preso político, testemunho.

Resumo

Vivemos num Estado que, apesar de democrático, sinaliza características de um Estado de exceção. Assim, utiliza as diretrizes do fazer democrático para que a marginalização de minorias se torne uma regra. Este artigo propõe discutir, dentro do contexto da literatura de testemunho e de cárcere, o livro A pequena prisão (2017), escrito por Igor Mendes. No dia 3 de dezembro de 2014, o até então graduando em geografia pela UERJ e ativista político Igor Mendes, foi preso por participar de manifestações durante a Copa do Mundo de 2014.  Durante os quase sete meses que ficou preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, Igor vivenciou experiências que não poderiam ser silenciadas, encontrando na literatura uma maneira de não apenas rememorar os traumas, mas de denunciar as contradições do Poder Judiciário, das instituições penais e desvelar um mundo invisível: os porões da sociedade que são os presídios brasileiros.

 

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Ferreira Pimentel, Universidade Federal de Pernambuco - PPGS

Mestrando em Sociologia pelo PPGS-UFPE. Bacharel em Ciências Sociais pela UFPE (2018). Possui interesse em temas como Sociologia da Literatura, Antropologia da Literatura, Literatura de Cárcere, Literatura de Testemunho e Processos Identitários.

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

PIMENTEL, G. H. F. PRESO POLÍTICO NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA TESTEMUNHAL DE IGOR MENDES EM A PEQUENA PRISÃO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 244–261, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.24806. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24806. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: MANIFESTAÇÕES DE RE-EXISTÊNCIA: A LITERATURA EM TEMPOS DE REPRESSÃO