TRAVESSIAS ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA DA REGIÃO AMAZÔNICA: UMA ANÁLISE DO CONTO “O DONATIVO DO CAPITÃO SILVESTRE” DE INGLÊS DE SOUSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.24928
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura, História, Inglês de Sousa, O Donativo do Capitão Silvestre.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a relação existente entre a literatura e a história amazônica no conto “O donativo do capitão Silvestre” de Inglês de Sousa. O cenário, os atores sociais e as relações homem-sociedade-natureza da região amazônica são representados neste conto presente no livro Contos Amazônicos (1893). Nele, Inglês de Sousa aponta a confluência entre a literatura e a história do estado do Pará da segunda metade do século XIX. Sua obra está substanciada entre a ficcionalidade literária e a história do povo amazônida, nos levando à identificação de fatos e personalidades que fizeram parte da história do Pará. O processo metodológico se deu baseado na metodologia interpretativa, de modo a realizar uma revisão da literatura dos teóricos selecionados para a construção deste trabalho, tais como Alfredo Bosi, Nicolau Sevcenko e Antônio Cândido.

Biografia do Autor

Karen Dos Santos Correia, Universidade da Amazônia.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (Unama). Relações Públicas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Professora em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras, Comunicação e Educação. Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FacelL/PR). Graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam).

Analaura Corradi, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)

Doutorado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural da Amazônia em Ecossistemas Amazônia ( 2009), Mestrado em Letras: Lingüística da Universidade Federal do Pará (1998) e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas (Jornalismo,Relações Publicas )(1980). Exerce atividades de Comunicação Social desde 1980,Professora universitária desde 1990. Atualmente é professora titular na Universidade da Amazônia - UNAMA, Belém, Pará Brasil, nos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo) (1990) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (2009),UNAMA do qual exerceu a coordenação no período de 2014-2017. Professora do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (2018) da UNAMA. Coordenadora do Grupo de Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mídia contemporânea (UNAMA),Vice coordenadora o grupo de Estudos Interações e Tecnologia da Amazônia -ITA-(UNAMA / UFPA), Vice coordenadora do Grupo de estudos Batuques.Patrimônio Cultural e Representações do Lugar (2017) UNAMA e Membro do Grupo de Estudos de Narramazonia (UNAMA / UFPA).Possui experiência na área de Comunicação Social: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade, trabalhando principalmente nos seguintes tópicos: desenvolvimento, comunicação, cultura, integração, interculturalidade, sociedade, religiosidade, novas tecnologias e redes sociais.

Douglas Junio Fernandes Assumpção, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA)

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia -UNAMA(2020). Doutor pelo Programa de Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2018), e mestre pelo Programa de Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2013). Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Multimídia (2010) e Relações Públicas (2012) pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM, (atual Faculdade Estácio de Belém ), e Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (2017) pela Universidade da Amazônia - UNAMA, é especialista em Comunicação Empresarial pela Faculdade da Amazônia - FAAM (2011). Atualmente é professor da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) nos cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Licenciatura em Letras. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mídia contemporânea (UNAMA/CNPq), membro do GP Journalisme à l?heure du numérique - JAND (Université Lumiré Lyon 2 / Lyon - França) e GP ECCOS - Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR/CNPq) Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas,Jornalismo e Multimeios atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação organizacional, Comunicação e Marketing digital, Comunicação e Consumo, Novas Tecnologias e Processo de Criação.

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

CORREIA, K. D. S.; CORRADI, A.; ASSUMPÇÃO, D. J. F. TRAVESSIAS ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA DA REGIÃO AMAZÔNICA: UMA ANÁLISE DO CONTO “O DONATIVO DO CAPITÃO SILVESTRE” DE INGLÊS DE SOUSA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 64–77, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.24928. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24928. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA