MODA E MODOS: A INFLUÊNCIA DOS SAPATOS NO COMPORTAMENTO DAS PERSONAGENS INÊS E SABRINA EM SAPATO DE SALTO DE LYGIA BOJUNGA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.25259
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Lygia Bojunga - Sapato de salto. Literatura infanto-juvenil. Personagens femininas. Modos e Moda.

Resumo

O presente artigo analisa as personagens Inês e Sabrina na obra Sapato de salto, da escritora brasileira Lygia Bojunga, e busca, por meio dos elementos da moda que as calça, apontar como esses artefatos, muitas vezes impostos às mulheres, são apresentados no enredo. A escritora questiona na narrativa os valores defendidos pela sociedade patriarcal, propiciando aos jovens leitores espaço para a revisão de suas crenças e atitudes, que se refletem na aparência física exibida por homens e mulheres. As discussões deste artigo, portanto, englobam questões presentes no cotidiano da sociedade e, por conseguinte, do ambiente escolar – lugar em que circulam obras literárias de Bojunga e onde as diversidades são, muitas vezes, negligenciadas em detrimento da padronização dos corpos e dos comportamentos.

Biografia do Autor

Danielle da Silva Apolinario, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Pós-Graduada (Lato Sensu) em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Licenciada em Letras Português. Professora da educação básica pela Prefeitura de Vila Velha e pelo Governo do Estado do Espírito Santo (SEDU).

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

APOLINARIO, D. da S. MODA E MODOS: A INFLUÊNCIA DOS SAPATOS NO COMPORTAMENTO DAS PERSONAGENS INÊS E SABRINA EM SAPATO DE SALTO DE LYGIA BOJUNGA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 120–137, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.25259. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/25259. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LITERATURA E INTERARTES, DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CULTURAIS