A ÚLTIMA OFERENDA: REMINISCÊNCIAS DOS PAIAGUÁS EM JOSEFINA PLÁ

Autores

  • Débora Cota Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0001-5920-6896
  • Catiane da Costa Reas Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.25862
Agências de fomento
Universidade Federal da Integração Latino-americana, Pró-reitoria de pós-graduação

Palavras-chave:

Josefina Plá, paiaguás, Paraguai, reminiscências

Resumo

 Desde a colonização os povos ameríndios têm sofrido com o apagamento ou mesmo a devastação de sua cultura. Lançar luz sobre suas existências é colocar em diálogo passado, presente e futuro. Tendo em mente essa breve e importante consideração, neste trabalho, apresenta-se uma breve análise sobre um texto que foi publicado poucos dias após a morte da escritora Josefina Plá (Espanha 1909 – Paraguai 1999), pelo jornal Correo Semanal de Assunção. La última ofrenda payagua é um texto no qual Plá escreveu sobre os paiaguás, comunidade ameríndia considerada extinta após a guerra do Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. Assim, este estudo tem como finalidade entender a importância e a relação do trabalho de Josefina Plá com a cultura ameríndia. Mais especificamente, o trabalho se concentra em compreender de que maneira a autora recuperou reminiscências (BENJAMIN) da estética paiaguá em seus trabalhos com a serigrafia e a cerâmica e que servem como arquivo (ASSMAN) desta cultura. La última ofrenda payagua (1999) é um dos textos em que se percebe a tentativa de Plá para recuperar uma cultura que é irrecuperável, mas sobre a qual a autora procura afastar a escuridão imposta a ela na contemporaneidade.  

Biografia do Autor

Débora Cota, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Doutora em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley. Docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da UNILA.

Catiane da Costa Reas, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Literatura Comparada da UNILA.

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

COTA, D.; DA COSTA REAS, C. A ÚLTIMA OFERENDA: REMINISCÊNCIAS DOS PAIAGUÁS EM JOSEFINA PLÁ. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 401–415, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.25862. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/25862. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA