TEATRO NEGRO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE “SORTILÉGIO”, DE ABDIAS DO NASCIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.25877
Agências de fomento

Palavras-chave:

Peça. Sortilégio. Análise.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a peça Sortilégio: mistério negro, escrita por Abdias do Nascimento, em 1951, ao integrar o Teatro Experimental do Negro (TEN), no Rio de Janeiro, mas publicada apenas em 1961. Embora críticas tenham sido delineadas quanto a um viés ainda polarizado com relação as culturas apresentadas, bem como a aspectos estruturais das peças, comum nesse primeiro momento de atividades e discussões, não se pode ignorar sua importância na valorização da identidade negra, concedendo a tais indivíduos papéis centrais, a inserção da cultura afro-brasileira em primeiro plano, o que até então não era comum no teatro brasileiro, influenciando, portanto, diversos grupos atentos a essas questões na atualidade.

 

Biografia do Autor

Marcela Gizeli Batalini, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestre em Letras, área de concentração: Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente, é aluna regular do Doutorado em Letras da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa: Literatura e Construção de Identidades, com trabalhos que contemplam as temáticas: literatura de autoria feminina e pós-colonialismo. Integra o grupo de pesquisa: “Multiculturalismo em perspectivas pós-coloniais” (UEM) desde 2017. Tem experiência no ensino superior, como professora adjunta, em disciplinas referidas à sua formação.

Alba Alba Krishna Topan Feldman, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Inglês/Português pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Doutorado em Letras na UNESP, de São José do Rio Preto (2010), e complementação na Louisville University (2009), nos Estados Unidos. Pós-Doutorado em Letras na Universidade Estadual de Londrina e em SFU - Simon Fraser University (Canadá). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Maringá (PR). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colonialismo, lendas, escrita de autoria feminina, multiculturalismo.

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

BATALINI, M. G.; FELDMAN, A. A. K. T. TEATRO NEGRO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE “SORTILÉGIO”, DE ABDIAS DO NASCIMENTO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 196–209, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.25877. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/25877. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA