A MORAL RELIGIOSA NAS REPRESENTAÇÕES DA CULTURA CARIOCA NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.25966

Palavras-chave:

Teatro, Religião, Moralidade, Pecado, Memória

Resumo


Este artigo procura abordar as interferências religiosas no teatro de Nelson Rodrigues, em duas peças teatrais (Anjo Negro - 1948 e Dorotéia - 1950), ambas o dramaturgo envolve as personagens dentro de uma estrutura familiar conservadora que determina os sujeitos da casa. Essa, por sua vez, marcada por forte influência da religião católica no processo de construção das subjetividades e afetos presentes nas narrativas dramáticas. Percebe-se que as relações amorosas estão circunscritas por todo o tempo, sob a égide da religião, como controladora dos corpos e dos discursos, aspecto muito forte na sociedade republicana no início do século XX. Nelson Rodrigues projeta a influência religiosa em suas peças como uma forma de irrupção da memória, nostalgia da infância e juventude na zona norte do Rio de Janeiro, quando chegou na cidade, em 1916, marcando o seu teatro com dilemas morais oriundos da formação familiar carioca, emergindo um clima de tensões e conflitos, em suas representações teatrais em torno do pecado e da salvação.Palavras - chave: Teatro; Religião; Moralidade; Pecado; Memória. 

Biografia do Autor

Leandro Antônio dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2013), e mestrado em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2016) e doutorado em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Têm experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, com destaque para a Belle Époque, Anos Dourados, a cidade do Rio de Janeiro na criação literária, público e privado, historicidade da experiência literária, honra e moralidade da família carioca nas representações jornalísticas e teatrais de Nelson Rodrigues, imprensa brasileira, Jornal Última Hora e teatro brasileiro. É filiado a Associação Nacional de História - ANPUH.

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

DOS SANTOS, L. A. A MORAL RELIGIOSA NAS REPRESENTAÇÕES DA CULTURA CARIOCA NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 210–231, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.25966. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/25966. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA