MEMÓRIA, HISTÓRIA E LITERATURA: ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO FICCIONAL E MANUTENÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) NEGRA(S) EM DUAS NARRATIVAS DA LITERATURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26736
Agências de fomento
Palavras-chave:
Memória, História, Literatura, Identidade.Resumo
Este artigo objetiva compreender o papel da Memória e da História como estratégias de construção ficcional e como meios de manutenção da(s) identidade(s) dos personagens negros/as que compõem o plano diegético da narrativa infantojuvenil Sortes de Villamor, de Nilma Lacerda, e do conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato. Ademais, verifica-se, neste trabalho, o modo como a literatura constitui-se e oferece-se como importante instrumento para a transmissão da cultura afro-brasileira, permitindo que a memória coletiva desse povo seja salvaguardado por intermédio desse veículo de comunicação discursiva. Constitui o escopo teórico desta discussão, Michael Pollak (1992), Maurice Halbwachs (1990), Gregory Rabassa (1965), Regina Dalcastagnè (2008) dentre outros estudiosos que se debruçam sobre o assunto.Downloads
Publicado
02-07-2021
Como Citar
SANTOS, J. R. de O.; DO VALE, R. A. L. MEMÓRIA, HISTÓRIA E LITERATURA: ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO FICCIONAL E MANUTENÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) NEGRA(S) EM DUAS NARRATIVAS DA LITERATURA BRASILEIRA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 97–110, 2021. DOI: 10.48075/rlhm.v17i29.26736. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/26736. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.