O FAUSTO NAS AMÉRICAS: MEFISTÓFELES E LEGBA NA ENCRUZILHADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.27417Palavras-chave:
Literatura, intertextualidade, cinemaResumo
O texto parte da figura mítica do Fausto, cuja origem histórica teria se dado na Alemanha, e percorre brevemente suas reverberações na própria Alemanha e em outros países europeus, como a Inglaterra e a França. Nessa cartografia de origem, serão caracterizadas algumas das mutações do Fausto em sua pactuação com Mefistófeles, das primeiras narrativas moralistas até a inserção na modernidade e a atualização do mito em novas incorporações e linguagens. Faremos uso do conceito de tecido fáustico, de Jerusa Pires Ferreira, para então acompanharmos o tema fáustico até as Américas. Nesse recorte, o foco estará na investigação de um certo Fausto potencialmente presente na América do Norte, mais exatamente no sul-sudeste dos Estados Unidos, onde nasceu o blues. Para tratarmos do surgimento do blues, porém, não temos como deixar de fora os chamados “mitos da encruzilhada”, trazidos da África Ocidental pelos negros escravizados.
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