A OBRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E O FEMINISMO DESCOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.28042Palavras-chave:
Feminismo Descolonial, Literatura, Escrevivências, AmefricanidadeResumo
Minha pesquisa tem como título: “Os contos de Conceição Evaristo e a representação da mulher negra: diáspora, gênero e descolonização”, portanto, procuro no debate pós-colonial, os feminismos que deem conta da diáspora das mulheres africanas, da opressão de gênero racializada e da luta dessas mulheres para terem voz, contarem suas narrativas e serem representadas em sua história anticolonial, rejeitando séculos de silenciamento, apagamento, objetificação e estereotipação na Literatura Brasileira. “Rumo a um feminismo descolonial”, artigo de María Lugones (2014) é um desses possíveis mapas de rastreamento que nos ajudam a localizar os diversos feminismos de mulheres latino-americanas em suas vivências e “escrevivências” (grifo meu) que Conceição Evaristo narra em seus livros de contos: “Olhos d’água” (2016) e “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2016), onde a mulher negra é representada em sua complexidade, humanidade e universalidade que reúne as experiências comuns do “ser mulher negra” na América Latina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Literatura, História e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.