"Livro do avesso: o pensamento de Edite", de Elisa Lucinda

um diálogo entre vozes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28067
Agências de fomento

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira, Relações Dialógicas, Discurso, Mulher negra, Vozes sociais.

Resumo

A literatura afro-brasileira tem como fulcro o desejo de fazer reverberar vozes que foram silenciadas ao longo de muitos anos. Nesse sentido, essa literatura vem se consolidando como forma de expressão ideológica e de pertencimento de um sujeito enunciador que ativa suas memórias para elucidar a história e a cultura de forma estética.  Nesse contexto, trazemos para análise a obra afro-brasileira “Livro do Avesso - o pensamento de Edite”, da autora Elisa Lucinda. Assim, apresentamos alguns pontos de maior relevo para a temática da literatura afro-brasileira em diálogo com os pressupostos teóricos de Bakhtin e o Círculo. Para sustentar as análises, utilizamos os estudos de Bakhtin (2003), Brait (2018) e destacamos o fluxo da consciência da personagem narradora, aqui entendida como “Voz”. A partir desse corpus indagamos: Como o fluxo de consciência da personagem narradora representa as vozes que foram silenciadas por muitas gerações, sobretudo as de mulheres negras? Para nossa análise mobilizaremos alguns dos muitos conceitos bakhtinianos principalmente relações dialógicas, o discurso bivocal e a relação autor/personagem. Nossas análises (in)acabadas sugerem que a obra representa um posicionamento ideológico em resposta responsivamente ativa aos vários modos de apagamento da mulher negra, seja frente a sua posição social, aos seus desejos e anseios, seja frente às mazelas que a sociedade brasileira de classe baixa enfrenta em seu cotidiano, e que a personagem “Voz” é crucial para demarcar esse silenciamento de vozes na narrativa.

Biografia do Autor

Regiani Leal Dalla Martha Couto, Doutoranda no PPGEL - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá-MT

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá (PPGEL-UFMT). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Letras pelas Faculdades Integradas de Cacoal (UNESC). Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná. Líder do Grupo de Estudos em Leitura, Linguagem e Identidade Cultural (GELLIC) e membro do grupo Relendo Bakhtin (REBAK). E-mail: regiani.couto@ifro.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3961342855390473.

Laiza Luz Martins Sant'Ana, Mestranda PPGEL - UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso- Cuiabá.

Professora efetiva de Língua Portuguesa na rede pública estadual de educação de Mato Grosso. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT). Integrante do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin (REBAK/UFMT). E-mail: laizapap@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5918306902532515.

Silvana Alves dos Santos, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Professora de Língua Portuguesa na rede pública do Estado de Mato Grosso, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem (PPGEL), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa DLBAL/UFMT. E-mail: silvanaalvesssantos@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9746808176750563.

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

LEAL DALLA MARTHA COUTO, R.; LUZ MARTINS SANT’ANA, L.; ALVES DOS SANTOS, S. "Livro do avesso: o pensamento de Edite", de Elisa Lucinda: um diálogo entre vozes sociais. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 31, p. 307–323, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v18i31.28067. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28067. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA