O narrador de Futhi Ntshingila no romance Sem gentileza

Autores

  • Ronelson Campelo Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28662

Resumo

Este estudo objetivou analisar a compleição do narrador do romance Sem Gentileza (2016), de Futhi Ntshingila, com o intuito de apresentar reflexões teóricas sobre o tipo de narração presente na obra — ambientada na África do Sul, no período que foi institucionalizado o Apartheid no país —, a fim de discorrer sobre o posicionamento do narrador no enredo construído pela autora Futhi Ntshingila. Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se pela pesquisa descritiva, explicativa e bibliográfica, para tanto, amparando-se nos teóricos dos Estudos da Narrativa, tais como Carlos Reis (2015), Thomas Bonnici e Lúcia Osana Zolin (2009), Walter Benjamin (1987) e Yves Reuter (2002), além disso, para embasar as discussões acerca da tipologia do narrador, foram utilizados os pressupostos de Norman Friedman (2002). Ao final, foi possível comprovar a hipótese deste estudo, isto é, que o narrador dominante no texto é o onisciente neutro e que, mesmo na sua neutralidade, ele se preocupa em representar os problemas sociais e políticos decorridos pelo Apartheid, contribuindo para que o leitor possa refletir sobre esse momento histórico e suas consequências para a sociedade sul-africana.

Biografia do Autor

Ronelson Campelo Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Licenciado em Letras Estrangeiras/Inglês e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Email: ronelsonpvh@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5430099884766449.

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Publicado

01-07-2022

Como Citar

CAMPELO SILVA, R. O narrador de Futhi Ntshingila no romance Sem gentileza. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 31, p. 403–414, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v18i31.28662. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28662. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA