Gabriel García Márquez
autobiografia hibrida e construção de uma autoescrita
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28671Resumo
Estudos autobiográficos e da escrita de si constituem-se em vertentes crescentes no campo dos estudos da literatura e das artes, nas últimas décadas. Os quais permitem aos autores que refletem sobre a experiência da escritura, acionar memórias individuais e coletivas e ao mesmo tempo, pensar a própria obra e o fazer literário. Gabriel García Márquez nos apresenta um contexto literário que abrange ao mesmo tempo uma escrita crítica e uma escrita criativa, a exemplo da Viver Para Contar (2003b). Nesta obra, o autor funde diferentes estilos de escritas deixando aparecer um texto híbrido. Neste sentido, este texto propõe-se a refletir sobre aspectos autobiográficos e da escrita de si, traços presentes na obra de García Márquez, visto que o autor explora elementos ficcionais, memorialísticos e históricos, em que se fundem elementos de autobiografia, memória, relatos, reportagens e entrevistas que revelam o sujeito escritor. A partir leitura da obra deste autor, realizamos uma reflexão sobre a potencialidade da autobiográfica e ou escrita de si, destacando que observamos tal produção como uma escrita híbrida, a qual denominamos de autoescrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.