Gabriel García Márquez

autobiografia hibrida e construção de uma autoescrita

Autores

  • Kaline Cavalheiro da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28671

Resumo

Estudos autobiográficos e da escrita de si constituem-se em vertentes crescentes no campo dos estudos da literatura e das artes, nas últimas décadas. Os quais permitem aos autores que refletem sobre a experiência da escritura, acionar memórias individuais e coletivas e ao mesmo tempo, pensar a própria obra e o fazer literário. Gabriel García Márquez nos apresenta um contexto literário que abrange ao mesmo tempo uma escrita crítica e uma escrita criativa, a exemplo da Viver Para Contar (2003b). Nesta obra, o autor funde diferentes estilos de escritas deixando aparecer um texto híbrido. Neste sentido, este texto propõe-se a refletir sobre aspectos autobiográficos e da escrita de si, traços presentes na obra de García Márquez, visto que o autor explora elementos ficcionais, memorialísticos e históricos, em que se fundem elementos de autobiografia, memória, relatos, reportagens e entrevistas que revelam o sujeito escritor. A partir leitura da obra deste autor, realizamos uma reflexão sobre a potencialidade da autobiográfica e ou escrita de si, destacando que observamos tal produção como uma escrita híbrida, a qual denominamos de autoescrita.

Biografia do Autor

Kaline Cavalheiro da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda na linha de pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), sob a orientação da Professora Doutora Lourdes Kaminski Alves. Bolsista CAPES. E-mail: kalikonno@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1491436484465236.

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

DA SILVA, K. C. Gabriel García Márquez: autobiografia hibrida e construção de uma autoescrita. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 31, p. 171–186, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v18i31.28671. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28671. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AUTOFICÇÃO: DA MEMÓRIA À FICÇÃO