O meio-fio de Simão Bacamarte
a ciência e o louco
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.28704Resumo
A novela O Alienista, de Machado de Assis, possui uma vasta fortuna crítica que se propõe a estudar a presença da loucura na narrativa, além de seu pano de fundo histórico. Muitos desses estudos veem a personagem principal, Simão Bacamarte, como um cientista ou caricatura da figura científica. Entretanto, o presente artigo pretende ir de encontro a essa visão, defendendo a hipótese de que o médico, assim que cede à loucura já no princípio da narrativa, apenas é um alienado com pretensão de alienista, não podendo ser, assim, um representante da Ciência da época. Para isso, será feito um estudo atento das figuras taxadas como loucas pelo Doutor Bacarmarte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.