Encruzilhadas na escrita da arte moderna
“O domador”, de Mário de Andrade, e “Cuadrito de movimiento”, de Luis Vidales
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.28729Resumo
Pauliceia desvairada (1922), de Mário de Andrade, e Suenan timbres (1926), de Luis Vidales, são dois livros de poemas que tanto por seu caráter polémico quanto por sua potencia criativa marcaram, ainda que de forma diferente, a história literária de dois países tão diversos como são Brasil e Colômbia. Este artigo propõe um diálogo entre estas obras a partir da leitura de dos poemas: “O domador e “Cuadrito de movimiento”. Estes poemas foram escolhidos, porque eles apresentam características que resultam significativas para compreender a “escrita da arte moderna” (a expressão é de Mário de Andrade) que se imbricou, embora possa se diferenciar claramente, com os processos de modernização que experimentaram as principais cidades brasileiras e colombianas durante a primeira metade do século XX. Esta leitura comparada grifa simultaneamente coincidências e divergências entre os contextos culturais e os procedimentos construtivos nos poemas, visando elaborar uma trama de continuidades, ainda que fragmentárias, entre as historias culturais do continente.
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