“Tudo isso é criação sua"
A autoficção em "O senhor agora vai mudar de corpo", de Raimundo Carrero
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28808Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o caráter autoficcional da obra O senhor agora vai mudar de corpo (2015), do escritor pernambucano Raimundo Carrero. Partindo do Acidente Vascular Cerebral que acometeu Carrero no ano de 2010, a obra narra as dificuldades da recuperação, a angústia e a dor diante do corpo em sua nova condição, bem como retoma memórias de acontecimentos pregressos na vida do escritor. Para compor a narrativa, utilizam-se imagens, símbolos, metáforas, elementos ficcionais, técnicas e cortes psicológicos, o que coloca o texto literário em um lugar ambíguo entre a autobiografia e a ficção. A fim de atingir o objetivo proposto, utilizamos uma orientação metodológica interpretativa e tomamos como base referenciais teóricos que discutem a prática da autoficção na literatura contemporânea, tais como Doubrovsky (2014), Gasparini (2014) e Faedrich (2015). Ao final de nossa análise, constatamos que a obra, ao se valer de estratégias como o uso da terceira pessoa do discurso para narrar a matéria autobiográfica do autor, amplia as possibilidades do conceito originalmente formulado pelo teórico Serge Doubrovsky. Ainda que não se cumpra rigorosamente o requisito da identidade onomástica entre autor-narrador-protagonista estabelecido pelo teórico francês, o pacto ambíguo de leitura se faz presente por outros mecanismos e confere ao texto um caráter híbrido: trata-se de matéria autobiográfica, mas, dada sua forma e seus elementos ficcionais, é lido como um romance.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.