A imagem de Ofélia e o retrato da mulher no século XIX
uma leitura universalizante
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.28825Resumo
As releituras artísticas são extremamente comuns, porém não podemos observá-las sem refletir sobre seus motivos de produção. O presente estudo tem por objetivo destacar quatro obras de releituras realizadas durante o século XIX, que retratam a personagem Shakespeariana, Ofélia, e procurar encontrar os possíveis motivos para esse fato. Para tanto, analisamos cada obra individualmente e, após esse levantamento, as relacionamos entre si. Como base teórica, utilizamos Carvalhal (2006), para tratarmos da importância do comparativismo na arte; Gombrich (1978), para adentrarmos no contexto de construção da arte pictórica; Bosi (2000), relacionando a poesia e a sociedade, e Schopenhauer (2005), como meio de refletirmos a filosofia por trás das produções. Quanto à análise das artes em suas especificidades, destacamos os escritos de Goldstein (2006), para a estrutura poética; Lexikon (1998), para os simbolismos; e Heller (2013), para as cores. Obtivemos como resultado das análises a morte de Ofélia sendo representada como uma fuga do mundo técnico para uma transcendência espiritual. Concluímos que a imagem da mulher é o retrato de toda uma sociedade, sua morte é, consequentemente, a fuga de um mundo oprimido pelo cientificismo absoluto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.