Narrativas da infância

espaço e tempo em Os da minha rua de Ondjaki

Autores

  • Clarisse Dias Pessôa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28865

Resumo

O presente artigo, no âmbito da literatura infantojuvenil africana de língua portuguesa, com base, sobretudo, em Os da minha rua (2007), tem como objetivo analisar de que maneira a obra de Ondjaki contribui para ampliar o corpus das histórias escritas em e sobre Luanda, amplificando outras vozes para a ressignificação do passado e trazer para o presente uma percepção ampliada de sua sociedade. A partir da importância de diversos fatores, no que diz respeito ao contar histórias, para que elas possam criar imagens que fujam aos estereótipos, e tomando por empréstimo a colocação de Adichie em O perigo de uma história única (2018) este artigo se apresenta dividido em duas partes: Quem conta e como conta; e Quando (Onde) conta. Na primeira parte, a autoficção como estratégia do autor será analisada, a obra traz à cena narrativa a figura autoral, narrador-personagem- infante, assim como a memória do autor onde se configura o autoficcional explorado como estratégia da narração. Na segunda parte, o artigo abordará as questões relacionadas à infância e suas estratégias para significar o mundo ao seu redor. O olhar infantil ajuda a compreender Os da minha rua como um cronotopo, em que espaço e tempo são indissociáveis para a experiência infantil, além de descrever uma análise das relações entre o espaço de Luanda e o tempo da infância, localizando a obra no contexto contemporâneo.

Biografia do Autor

Clarisse Dias Pessôa, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Literatura, História e Cultura. Bolsista CNPq. Email: clarisse.pessoa@id.uff.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3301113395274462.

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

DIAS PESSÔA, C. Narrativas da infância: espaço e tempo em Os da minha rua de Ondjaki. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 31, p. 187–202, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v18i31.28865. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28865. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: AUTOFICÇÃO: DA MEMÓRIA À FICÇÃO