Ecos de Electra de Sófocles e Electra de Eurípedes em Otra Electra de Edith Ibarra
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29137Resumo
Neste trabalho é analisado como o texto dramático Otra Electra da escritora mexicana Edith Ibarra retoma as duas obras gregas clássicas denominadas Electra, a de Sófocles e a de Eurípedes, em um texto atual e crítico. Observamos como Ibarra aborda as principais questões do mito de Electra (o relacionamento conflituoso com sua mãe, o relacionamento com o irmão, o assassinato da mãe) na contemporaneidade. Comparamos trechos das três obras para identificarmos quais aspectos do mito grego ecoam na obra de Ibarra, bem como quais novos elementos entram na versão mexicana. Como base teórica, utilizamos os estudos de Brandão, Garcia Gual e Grimal sobre mitologia e literatura, bem como os estudos de Jung e Hendrika Halberstadt-Freud sobre psicanálise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.