Carpeaux e Auerbach
convergências metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29365Resumo
O austríaco Otto Maria Carpeaux e o alemão Erich Auerbach, autores, respectivamente, da História da Literatura Ocidental e de Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental, obras contemporâneas que dialogam entre si de vários modos, têm muitas características em comum. Judeus e intelectuais, ambos os autores tiveram de deixar a Europa para salvar suas vidas. As obras magnas que os dois escritores produziram nasceram no amargor do exílio: Auerbach, na Turquia, longe das bibliotecas germânicas; Carpeaux, no Brasil, em uma língua que não era sua. Movidos pelo humanismo aprendido em uma Europa em ruínas, suas obras se estruturam por uma noção universalista da literatura, a Weltliteratur de que falava o polímata Johann Wolfgang von Goethe. Para além das aproximações biográficas, este artigo se propõe a discutir as convergências metodológicas entre os dois autores em suas obras, bem como desenvolver alguns apontamentos levantados por críticos como Antonio Candido, Alfredo Bosi e Franklin de Oliveira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.