Sobre Memórias Individuais e Coletivas Espanholas e Argentinas

Mulheres em Aldecoa e Leal

Autores

  • Leticia Zago de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Pedro Pedro Leites Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.30813

Resumo

O presente artigo insere-se no campo de estudo das relações entre literatura, história e memórias coletiva e individual. propõe-se o estudo da representação feminina republicana e das relações entre mulheres nos romances Historia de una maestra (1990), Mujeres de negro (1994), La Fuerza del destino (1997), da escritora Josefina Aldecoa, e Mulheres que mordem (2015) de Beatriz Leal, obras da literatura espanhola e hispano-americana que tematizam a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial e o período ditatorial tanto na Espanha quanto na Argentina, a partir de um protagonismo feminino. O Corpus literário é abordado com base em reflexões teóricas que partem do conceito de memória; trata-se de pensar como as rememorações das personagens surgem na fratura do discurso histórico e como influenciam no transcorrer dos romances. Assim, pretende-se refletir de forma crítica e analítica sobre tais narrativas, junto de argumentações embasadas em autores que trabalham nos campos, em confluência, da memória e da história, tais como Le Goff (2003), Halbwachs (1990), dentre outros. O trabalho possui o intuito de contribuir para as discussões sobre a memória coletiva e individual e a resistência feminina em contextos de opressão social espanhóis e argentinos, em especial durante o contexto da guerra e pós-guerra.

 

Palavras-chave: Memória; Representação feminine; História.

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Publicado

25-03-2024

Como Citar

ZAGO DE OLIVEIRA, L.; PEDRO LEITES JUNIOR, P. Sobre Memórias Individuais e Coletivas Espanholas e Argentinas: Mulheres em Aldecoa e Leal. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 19, n. 34, p. 215–228, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v19i34.30813. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/30813. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA