Nadejdas, Vânias e Marias

entrelaçando memórias, canções e poesias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.30852

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a trajetória de três mulheres e suas relações com a arte e a resistência ao silenciamento que, historicamente assombra o protagonismo feminino, sufocando anseios e buscas por uma existência plena e legítima. Nadejda, esposa do poeta Russo Óssip Mandelstam, acompanhou o exílio do marido na Rússia stalinista enquanto memorizava seus poemas na tentativa de garantir que a obra de Óssip sobrevivesse ao tempo e se tornasse conhecida das futuras gerações. Maria Vânia, cantora e cofundadora do grupo mineiro “Trem das Gerais”, que, ao lado do marido e dos dois filhos, se dedica a propagar canções autorais, de domínio público e de compositores regionais, cuja arte insiste em manter vivas as tradições populares das “Gerais”. Sua voz de mulher “Cantadeira”, como se autodenomina, ressoa da região do Triângulo Mineiro para o mundo. E como Minas são muitas, Maria Lira Marques fecha esse trio feminino com a força e a arte que brotam do barro e das canções de trabalho das mulheres do Vale do Jequitinhonha.

PALAVRAS-CHAVE: Memória. Vozes Femininas. Arte. Cultura.

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Publicado

25-03-2024

Como Citar

LÁZARO DA SILVA, P. M. .; RABELO, A. P. . Nadejdas, Vânias e Marias: entrelaçando memórias, canções e poesias. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 19, n. 34, p. 229–241, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v19i34.30852. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/30852. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA