Diálogos: teatro e cinema na peça-filme Dogville, de Lars Von Trier
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v5i6.3088Palavras-chave:
Dogville, Lars Von Trier, cinema e teatro.Resumo
O cinema contemporâneo utiliza, na composição de sua narrativa, estratégias diversasque definem a necessidade de que o seu estudo seja pautado nos pressupostos do
comparatismo, entre outros. Apropriando-se do tempo e emprestando do teatro uma forma de
pará-lo, para constituir também no espectador um novo sujeito, o cineasta Lars Von Trier, no filme
Dogville (2003), subverte a apresentação do espaço, utilizando estruturas próprias do teatro
que modificam também a percepção do tempo. Sob a ótica dos estudos comparados, o presente
trabalho verifica como Lars Von Trier, em Dogville, trabalha elementos do teatro e da literatura
para subverter as questões relativas ao espaço, o que suscita a “desconstrução” de caráter de seus
personagens e a “construção” de espectadores de quem se requer sejam efetivamente “sujeitos”.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FANK, J.; COSTA, J. C. da. Diálogos: teatro e cinema na peça-filme Dogville, de Lars Von Trier. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 5, n. 6, p. p. 25–35, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v5i6.3088. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/3088. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Inter-relações entre Literatura e Sociedade
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.