Pero Gândavo e as memórias portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.30883Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a construção discursiva do Brasil na crônica de Pero de Magahães Gândavo História da Província Santa Cruz que vulgarmente chamamos Brasil (1576) e na coletânea de viagem de Lancelot Voisi de la Popelinière Trois Mondes (1582). O gramático-cronista português defende o direito de posse português sobre o Brasil e projeta as nações concorrentes, em especial os franceses, como corsários. O huguenote Popelinière, por sua vez, defende o direito de posse e de exploração francesa sobre a região. Os embates políticos entre estas nações que ocorriam no cenário político também se faziam presente no cenário editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.