Submissão Feminina no Romance A Vida em Flor de Dona Bêja a Partir da Personagem Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.31443

Resumo

RESUMO: No romance escrito por Agripa Vasconcelos A vida em flor de Dona Bêja de 1957, que representa o ciclo do povoamento do estado de Minas Gerais no século XIX, Dona Beja é a figura feminina da história de Araxá que protagoniza o romance. Entretanto, essa pesquisa objetivou analisar as representações criadas sobre a mãe de Dona Beja, a personagem Maria, pois, a partir da sua participação no enredo do romance é possível repensar a situação feminina na sociedade patriarcal e perceber a tentativa de dominação masculina sobre as mulheres que se expressou a partir de diversas formas de violência. Desse modo, é possível afirmar, que a partir de uma ficção histórica, é possível repensar as desigualdades que foram sendo constituídas ao longo da história entre homens e mulheres.

 

Biografia do Autor

Vinícius Amarante Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Possuo graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011), mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2015), bacharelado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (2019), mestrado em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (2023) e atualmente sou doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Tenho experiência nas áreas de História Social e Cultural, com pesquisas em discursos políticos sobre o lazer em Montes Claros, também em estudos de processos criminais envolvendo mulheres na condição de rés e em representações sociais/literárias femininas em obras de escritores brasileiros. No Direito possuo estudos na pauta LGBTQIA+ que se centram nas mudanças estruturais que devem ocorrer no judiciário tendo em vista a materialização de fato dos Direitos Humanos. Atuo principalmente nos seguintes temas: História e Literatura, processos criminais e representações, estudos de gênero e acesso a direitos pela população LGBTQIA+.

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Pós doutora em Literatura Brasileira (UFMG). Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília UNB (2010), Doutora em Língua e Literatura espanhola e hispano-americana pela Universidade de São Paulo USP (2013) Mestre em literatura brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2007) e graduada pela Unimontes em Letras Espanhol (2003), graduada em Letras/português, pela Unimes (2015). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras/Mestrado e do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas brasileira, espanhola e hispano-americanas atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, ficção, história, patriarcalismo, Lúcia Miguel Pereira, Séculos de ouro, formas narrativas dos séculos XVI E XVII espanhol e Cervantes. Membro da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).

Downloads

Publicado

25-03-2024

Como Citar

AMARANTE NASCIMENTO, V.; APARECIDA RIBEIRO LOPES DE ALMEIDA, E. Submissão Feminina no Romance A Vida em Flor de Dona Bêja a Partir da Personagem Maria. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 19, n. 34, p. 179–196, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v19i34.31443. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/31443. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA