Conexões Amefricanas no “Clube de Leitura Virtual João Anzanello Carrascoza”
Morrison (1931-2019), Maria Firmina dos Reis (1822-1917), e Paulina Chiziane (1955- )
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.31616Resumo
Com o objetivo de compreender a importância dos clubes de leitura no Brasil como lugares privilegiados de formação leitora, destaca-se a recepção das obras O olho mais azul (1970) de Toni Morrison, Úrsula (1856) de Maria Firmina dos Reis e Niketche (2001) de Paulina Chiziane. Essas obras foram escritas por autoras negras comprometidas com a luta por direitos e foram lidas pelos integrantes do projeto de extensão “Clube de Leitura Virtual João Anzanello Carrascoza” e discutidas durante as reuniões ocorridas, respectivamente, em maio, julho e novembro de 2022. Esse clube de leitura é resultante de projeto de extensão, que tem como público alvo alunos do curso de Letras da UNESPAR, bem como a comunidade de Paranavaí (PR) e região, além dos estudantes do curso de Pedagogia da FACCAT, e comunidade de Tupã (SP) e região. Por meio dos relatos de leitura dos integrantes, respostas do formulário de presença on-line e comentários escritos no chat, foi possível compreender como os temas e a estética presentes nos livros foram recebidos por cada integrante, com diferentes perfis e experiências de leituras. A partir da análise das respostas e da interação dos membros do clube, foi possível constatar que as três obras tiveram recepção muito positiva, permitindo que os leitores tivessem acesso direto a culturas e espaços distintos, colocando em pauta questões urgentes sobre desigualdades sociais e racismo. Por fim, ressalta-a a importância dos clubes de leitura para visibilidade e fortalecimento da produção de mulheres negras, contribuindo também para as reflexões de caráter multirracial e pluricultural no território latino-americano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.