Poemando através da história: memória histórica da Guiné-Bissau nas poesias de Tony Tcheka e Lagartixa Npasmadu
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.31755Resumo
Este artigo procura compreender o modo como três eventos históricos marcantes no percurso contemporâneo da Guiné-Bissau – a luta de libertação, o golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980 e o conflito político-militar de 1998-1999 – são abordados nas obras de poesia de Tony Tcheka e Lagartixa Okonhoko Npasmadu. A literatura guineense sempre se caracterizou como sendo um espaço de discussão de acontecimentos que marcam a memória social do país, sendo os três eventos acima referidos os mais representativos. Através de uma análise qualitativa mediada por algumas referências dos estudos de memória, o artigo procura compreender como a epopeia de libertação convive com a desilusão que se seguiu anos depois nas obras dos dois autores, sendo um da primeira geração de escritores da Guiné-Bissau independente; e outro com a primeira obra publicada em 2010, 37 anos depois da independência do país. As análises dos seus poemas demonstram como estes são instrumentos de contra-memória em relação às memórias oficias veiculadas sobre os acontecimentos históricos discutidos neste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.