O esquecimento por conveniência na camarotização dos espaços urbanos

uma análise da obra O som ao redor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33294

Resumo

Este artigo realiza uma a análise do filme "O Som ao Redor", dirigido por Kleber Mendonça Filho, como uma obra que transcende o entretenimento cinematográfico para se tornar um instrumento de reflexão social e crítica cultural. Explorando as nuances da formação da sociedade brasileira e suas consequências contemporâneas, o filme lança luz sobre a dinâmica complexa entre as classes sociais e os espaços urbanos. Nesta pesquisa o conceito de "camarotização dos espaços urbanos" é empregado para nomear a segregação social e a alienação da elite dominante. Esta elite, muitas vezes desconectada das realidades e dos conflitos das camadas mais marginalizadas da sociedade, é confrontada com seu próprio passado de exploração e opressão que é convenientemente ignorado. Por meio de uma narrativa intrincada e personagens ricamente desenvolvidos, o filme incita o espectador a mergulhar nas complexidades das relações sociais e econômicas no Brasil contemporâneo. Ao mesmo tempo, desafia o público a questionar suas próprias percepções e privilégios, incentivando uma reflexão profunda sobre questões de justiça social e inclusão. Além de sua relevância como uma obra de arte cinematográfica, "O Som ao Redor" emerge como uma poderosa ferramenta de denúncia social e conscientização. Utilizando o cinema como uma forma de amplificar vozes marginalizadas e estimular o diálogo sobre as desigualdades sociais, o filme desempenha um papel vital na busca por uma sociedade mais equitativa e compassiva.

Biografia do Autor

Zaady Sanabria Garcia, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

É graduada em Letras Português e Espanhol pela UNIOESTE, Pedagogia pela UNICESUMAR, Pós-graduada em Atend. Edu. Especializado pela UEM e em Informática Instrumental Aplicada a Educação pela UTFPR. Atualmente, é aluna do programa de Mestrado em Literatura Comparada (PPGLC) da UNILA. É professora nível I na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Pedagoga na SEED-PR. Atuou como Professora de Língua Portuguesa no Colégio Vicentino São José - Foz do Iguaçu e Docente do curso de Pedagogia na Descomplica Uniamérica, foi docente na modalidade de prestadora de serviços educacionais no Instituto Talentto's, já foi Orientadora de atividades / Letramento no Sesc PR, professora de Língua Espanhola no Colégio COC Semeador, professora de Língua Espanhola no Ensino Médio da Seed PR e Monitora de Redação na Unioeste e PTI. Também foi reconhecida por integrar a comissão julgadora do Prêmio Cataratas de contos e poesias 2019, avaliando 210 obras na categoria contos, participar como formadora do curso "O Teatro de sombras na sala de aula: história, oralidade e cultura" e ser conferido o certificado de premiação por mediar a produção dos alunos das escolas municipais de Foz do Iguaçu selecionada na 3 Edição do Concurso Palavra Imagem.

Downloads

Publicado

07-05-2025

Como Citar

SANABRIA GARCIA, Z. O esquecimento por conveniência na camarotização dos espaços urbanos: uma análise da obra O som ao redor. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i37.33294. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/33294. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA