Um novo messias ou o retorno da deusa mãe?
Considerações sobre protagonismo feminino na distopia Semente da Terra, de Octávia Butler
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33323Resumo
os romances A Parábola do Semeador (2018) e A Parábola dos Talentos (2019), como narrativas distópicas em que aspectos historiográficos que marcaram a lógica de dominação colonial são reelaborados esteticamente na trama e tomados como intertexto e como ponto de partida. Entende-se que, nessas narrativas, o histórico e o ficcional se conjugam de um modo em que o primeiro passa a ser elemento compositivo do segundo, em especial no que concerne à característica de ressignificar alguns estereótipos de feminilidade ao criar uma protagonista negra que é alçada à condição de líder comunitária e religiosa. Na análise aqui pretendida, esses romances são lidos à luz das teorias pós-coloniais como exemplos de contra-narrativas, conforme explicado por Spivak (2010), nas quais a voz feminina, narrativa e autoral, funciona como mecanismo para questionar o processo de dominação calcado no modus operandi da cultura de colonização, a qual lança mão do poder e da linguagem para efetivar a dominação. Objetiva-se ainda, dentro dessa mesma perspectiva teórica, entender como a questão religiosa é ressignificada na distopia, assinalando o perigo de retomar os erros do passado no que concerne à religião como fundamento para subordinar e matar, e como esses romances colaboram para ultrapassar a visão antiquada da delimitação dos papéis de gênero tão comum nas narrativas primordiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.