Um novo messias ou o retorno da deusa mãe?

Considerações sobre protagonismo feminino na distopia Semente da Terra, de Octávia Butler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33323

Resumo

os romances A Parábola do Semeador (2018) e A Parábola dos Talentos (2019), como narrativas distópicas em que aspectos historiográficos que marcaram a lógica de dominação colonial são reelaborados esteticamente na trama e tomados como intertexto e como ponto de partida. Entende-se que, nessas narrativas, o histórico e o ficcional se conjugam de um modo em que o primeiro passa a ser elemento compositivo do segundo, em especial no que concerne à característica de ressignificar alguns estereótipos de feminilidade ao criar uma protagonista negra que é alçada à condição de líder comunitária e religiosa. Na análise aqui pretendida, esses romances são lidos à luz das teorias pós-coloniais como exemplos de contra-narrativas, conforme explicado por Spivak (2010), nas quais a voz feminina, narrativa e autoral, funciona como mecanismo para questionar o processo de dominação calcado no modus operandi da cultura de colonização, a qual lança mão do poder e da linguagem para efetivar a dominação. Objetiva-se ainda, dentro dessa mesma perspectiva teórica, entender como a questão religiosa é ressignificada na distopia, assinalando o perigo de retomar os erros do passado no que concerne à religião como fundamento para subordinar e matar, e como esses romances colaboram para ultrapassar a visão antiquada da delimitação dos papéis de gênero tão comum nas narrativas primordiais.

Biografia do Autor

Valdinei Arboleya, Faculdade Assis Gurgcz

Doutor em Letras – Literatura Comparada. Professor de Língua Portuguesa e Literatura na Faculdade Assis Gurgacz.

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Publicado

07-05-2025

Como Citar

ARBOLEYA, V. Um novo messias ou o retorno da deusa mãe? Considerações sobre protagonismo feminino na distopia Semente da Terra, de Octávia Butler. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i37.33323. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/33323. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA