As linhas de Torto arado
perspectivas Interseccionais na narrativa de Itamar Vieira Júnior
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33719Resumo
Torto arado (2019), do autor Itamar Rangel Vieira Júnior – doutor em Estudos Étnicos e Africanos, é um romance premiado, que explora temas como liberdade, servidão, trabalho e resistência em uma comunidade Quilombola no interior da Bahia, a fazenda Água Negra. Mergulhando na trajetória das duas protagonistas, as irmãs Bibiana e Belonísia, o autor traz uma reflexão e um lembrete, de que sujeitos, homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, carregam consigo as marcas históricas de um passado brutal que ecoam nas estruturas sociais contemporâneas. O artigo discute a representação da mulher no romance, destacando a perspectiva interseccional e a resistência das personagens femininas, além de abordar a relação do livro com o regionalismo brasileiro, explorando as transformações do gênero literário e sua relevância para as discussões contemporâneas. A análise se estende à história social do trabalho, evidenciando as experiências e resistências dos trabalhadores quilombolas na luta por justiça e liberdade, em meio às relações de servidão e opressão ainda presentes na sociedade brasileira. Dessa forma, é imperativo reconhecer ainda hoje a falta de políticas públicas que assegurem a justiça e a verdadeira liberdade dos povos afrodescendentes e indígenas, evidenciando a necessidade urgente de ações que promovam a equidade e a preservação da diversidade cultural. Mesmo existindo diversas pesquisas sobre o livro, destacamos que há ainda muito a se debater sobre, sendo possível ampliar ainda mais a compreensão das questões sociais e culturais apresentadas pelo autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.