Carlos Drummond de Andrade e o belo presente
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i36.33815Resumo
Em 1979, Carlos Drummond de Andrade endereçava, “com atraso indesculpável”, uma carta de agradecimento pelo recebimento de um “belo presente”. A carta era endereçada ao músico Francisco “Chico” Mário de Sousa, de quem havia recebido o recém-lançado Terra, ao ver do poeta, um disco “tão mineiro e tão cheio de sugestões e sensações para quem guarda Minas no coração”. Neste artigo, proponho o cotejo analítico das composições musicais do disco Terra (1979), de Francisco Mário, com poemas selecionados de Carlos Drummond de Andrade, adotando o respaldo teórico de Holanda (1982 [1936]), Candido (2023 [1987]) e Didi-Huberman (2010). O critério para a seleção dos poemas reside em que tratem da natureza e dos processos históricos associados à mineração na Minas Gerais do século XX, enquanto as composições do disco serão, quando não minunciosamente examinadas, mencionadas para efeito de comparação, e discussão. O desdobramento de tal cotejo se dá em respaldar a influência do projeto modernista brasileiro nas referidas composições, tendo por pressuposto que disco Terra não apenas foi influenciado pela inclinação folclórica do projeto musical modernista e pelo modernismo de província drummondiano, como também os atualiza com sentidos estruturados no campo de enunciação do Brasil ditatorial.
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