Infância e trauma no conto "O aprendizado de Mariazinha", de Bernardo Kucinski
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.33854Resumo
Esse artigo propõe uma análise da presença de aspectos caracterizadores de diferentes tipos de violências, sofridas e presenciadas, tanto pela personagem infantil Mariazinha quanto pelo jovem prisioneiro Roberto, ambos retratados no conto “O aprendizado de Mariazinha”, que compõe a coletânea A cicatriz e outras histórias: (quase) todos os contos de B. Kucinski, publicada pelo célebre escritor Bernardo Kucinski no ano de 2021, bem como dos traumas resultantes das horríveis experiências vividas pela menina, enquanto observa o modo como a obra promove a intertextualidade com alguns contos de fadas amplamente conhecidos como “Os três porquinhos”, “Cinderela” e “Rapunzel”. A obra será analisada considerando aspectos históricos e sociais, bem como o contexto político vigente durante a ditadura civil-militar brasileira que assolou o país ao longo de pouco mais de duas décadas, numa tentativa de compreender melhor a relação estabelecida entre a violência e a infância, ao passo que destaca o lugar de resistência ocupado pela produção ficcional do autor que busca, incessantemente, manter viva na memória de seu leitor os horríveis acontecimentos do período, sem jamais esquecer daqueles que tanto sofreram, e ainda sofrem, em decorrência deles. O aporte teórico contará com estudos de autores como Roland Barthes, Júlio Cortázar, Jeanne Marie Gagnebin, Jacques Rancière, Wilberth Salgueiro e José Luiz Fiorin.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.