Loucura, tempo e escrita da história na ficção de José Alcides Pinto
o romance Entre o sexo: a loucura, a morte (1968)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.34012Resumo
O presente escrito se debruça sobre a produção ficcional de José Alcides Pinto (1923-2008) jornalista, professor e escritor, natural de Santana do Acaraú – CE, agraciado com o Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras (2008) pelo conjunto de sua obra. Autor de um vasto número de livros com destaque para a poesia e para o romance, Alcides Pinto teve participação ativa na cena literária nacional principalmente nas décadas de 1960 e 1970. O texto a seguir analisa a dimensão temporal do seu romance Entre o sexo: a loucura, a morte de 1968 (Gráfica Record Editora) obra de enredo e narração não lineares e rica em figurações sobre a loucura e a história, que se desenvolvem em uma urdidura complexa e marcada pela desordem. Refletindo sobre essas características, propõe-se que o romance tensiona as fronteiras tradicionais entre história e ficção a partir da utilização de modos narrativos como o mito e a sátira e de lugares comuns da literatura como a figura do louco. A partir das ideias de seus personagens o escritor deixa ao seu leitor(a) a possibilidade de leitura de uma experiência temporal que propõe a explosão da racionalidade histórica e a celebração de uma outra relação para com o passado. O estudo reforça a ideia de abertura da Historiografia aos recursos estéticos, linguísticos e de liberdade criativa da Ficção para que a primeira possa compreender melhor a historicidade segunda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.