Percy Jackson e os Olimpianos

a contribuição da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.34031

Resumo

Desde a concepção de um modelo de ensino para atender os anseios da burguesia, a literatura serviu como um veiculador de saberes por meio de sua linguagem adaptada e direcionada ao público infantojuvenil, por isso o ensino do texto literário sempre foi voltado para questões sócio-históricas com fins educativos, sobretudo para essa faixa etária. Nesse ínterim, o presente artigo busca, utilizando da revisão bibliográfica, repensar a forma de trabalhar a literatura em sala de aula, tendo como enfoque o letramento literário. Visando contribuir com a formação do leitor literário infantojuvenil, toma-se como corpus a série do gênero fantástico Percy Jackson e os Olimpianos (2014), que faz parte do ambiente escolar. Como subsídio teórico utilizar-se-ão de autores como Colomer (2003), Zilberman (2003), Lajolo (1993) e Soares (2006) para tratar da literatura infantojuvenil, Candido (2017), Eliade (1972) e Todorov (1970) para a literatura fantástica e Cosson (2021; 2022) e Margallo (2021) para o letramento literário. A partir das análises, observa-se que a série possibilita o incentivo à formação do leitor literário ao utilizar de inúmeras estratégias para incentivar a continuidade da leitura e buscar por outras obras mais complexas, principalmente o uso dos mitos gregos adaptados para ensinar assuntos humanos e trabalhar questões individuais e coletivas que permeiam a sociedade, tanto do universo do leitor quanto das estórias. Compreendeu-se, por fim, que a formação do leitor literário é gradativa, por isso a importância de partir de literaturas mais acessíveis para as progressivamente mais complexas, pois o leitor só amadurece a partir de desafios.

Biografia do Autor

Jessica Wu, UFPR

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Wellington, Unicentro

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (Uem). Professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Downloads

Publicado

08-06-2025

Como Citar

WU, J.; STEFANIU, W. Percy Jackson e os Olimpianos: a contribuição da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i37.34031. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/34031. Acesso em: 2 jul. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA