Percy Jackson e os Olimpianos
a contribuição da literatura infantojuvenil na formação de novos leitores
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.34031Resumo
Desde a concepção de um modelo de ensino para atender os anseios da burguesia, a literatura serviu como um veiculador de saberes por meio de sua linguagem adaptada e direcionada ao público infantojuvenil, por isso o ensino do texto literário sempre foi voltado para questões sócio-históricas com fins educativos, sobretudo para essa faixa etária. Nesse ínterim, o presente artigo busca, utilizando da revisão bibliográfica, repensar a forma de trabalhar a literatura em sala de aula, tendo como enfoque o letramento literário. Visando contribuir com a formação do leitor literário infantojuvenil, toma-se como corpus a série do gênero fantástico Percy Jackson e os Olimpianos (2014), que faz parte do ambiente escolar. Como subsídio teórico utilizar-se-ão de autores como Colomer (2003), Zilberman (2003), Lajolo (1993) e Soares (2006) para tratar da literatura infantojuvenil, Candido (2017), Eliade (1972) e Todorov (1970) para a literatura fantástica e Cosson (2021; 2022) e Margallo (2021) para o letramento literário. A partir das análises, observa-se que a série possibilita o incentivo à formação do leitor literário ao utilizar de inúmeras estratégias para incentivar a continuidade da leitura e buscar por outras obras mais complexas, principalmente o uso dos mitos gregos adaptados para ensinar assuntos humanos e trabalhar questões individuais e coletivas que permeiam a sociedade, tanto do universo do leitor quanto das estórias. Compreendeu-se, por fim, que a formação do leitor literário é gradativa, por isso a importância de partir de literaturas mais acessíveis para as progressivamente mais complexas, pois o leitor só amadurece a partir de desafios.
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