Dores, encontros e afetos
memória e testemunho em "la casa de los espíritus", de Isabel Allende
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.35175Resumo
Este artigo tem como objetivo destacar a pertinência dos afetos como forma de resistência e sobrevivência em contextos de exceção. Trataremos da obra La Casa de los Espíritos, romance da chilena Isabel Allende. A obra trata da história da família Trueba e sua interligação com o cenário político. Dividida em três gerações, representadas por Clara, Branca e Alba, demonstra a força do feminino para a trajetória familiar. Nosso foco será a terceira geração, representada por Alba, posteriormente revelada como narradora. Vivendo em um cenário de repressão ditatorial, ela assume uma postura de resistência, auxiliando perseguidos políticos em suas fugas. Posteriormente capturada pelo regime, é torturada e humilhada. A partir de seus sofrimentos, destacaremos as memórias e os encontros como formas de sobreviver à tortura. Observamos, ainda, as especificidades do tratamento imposto ao feminino, marcado por degradações e humilhações. Serão pertinentes as reflexões acerca do testemunho, fator fundamental para a construção democrática na América Latina. Para tanto, as reflexões de Didi-Huberman (2014), acerca da sobrevivência, Susel Oliveira da Rosa (2013), sobre a situação da tortura feminina, Tzvetan Todorov (2008) e Gagnebin (2006), sobre memória e testemunho terão grande relevância. Conclui-se pela relevância do testemunho e dos afetos como forma de assegurar o avanço democrático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.