"Y la amistad reinó entre ellos"
A poética do afeto nas obras infantis de Gloria Fuertes
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.35176Resumo
O artigo tem como premissa analisar as facetas do riso na obra infantil da escritora espanhola Gloria Fuertes (1917-1998). Dona de um vasto acervo, o recorte concentra-se em sua vertente infantil, responsável por torná-la uma personalidade midiática na década de setenta. Para isso, selecionamos sua primeira obra infantil premiada, Cangura para Todo (1968), que recebeu o Diploma de Honra do Prêmio Hans Christian Andersen Internacional de Literatura Infantil. Composta por quinze contos, essa obra conduzirá o desenvolvimento do texto, buscando demonstrar que a crítica social está inserida de maneira peculiar, ou seja, manifesta-se predominantemente por meio de uma escrita que desconstrói os estereótipos, apresentando personagens animais que rompem com as expectativas tradicionais do gênero infantil. Essa manifestação ocorre, geralmente, por meio de uma linguagem afetiva, capaz de restaurar a unidade perdida entre o homem e a natureza, além de conduzir as crianças a uma reflexão crítica. Inserida em um contexto social e político marcado pelo regime autoritário da era franquista, Gloria Fuertes apresenta, em suas versões criativas, reflexões sobre a desvalorização/exploração do sujeito feminino nas relações de trabalho, assim como o abandono e a ausência de direitos voltados à proteção do infante. Sua obra está a todo momento atravessada por uma reivindicação do respeito às diferenças e por uma cultura da paz utilizando-se, para isso, de uma escritura ambígua, de aparente ingenuidade, mascarada por um tom humorístico, mas marcada por uma crítica social contundente e por um harmonioso espírito de solidariedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.