A liberdade das emoções

uma análise da autenticidade das experiências afetivas em The Secret Garden

Autores

  • Naiani Borges Toledo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
  • Acir Dias da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0002-5428-6839

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i37.35187

Resumo

A pesquisa ora apresentada concentra-se na análise das dinâmicas emocionais e afetivas em The Secret Garden (1911), de Frances Hodgson Burnett, à luz das reflexões filosóficas de Ahmed (2019), Camus (2019) e Sartre (2010). O objetivo é discutir como as emoções — sejam elas a felicidade ou a infelicidade — não devem ser impostas ou definidas pela sociedade, mas vividas de maneira autêntica e subjetiva. A investigação explora as experiências das personagens Mary, Colin, Dickon e Martha, buscando compreender a relação entre felicidade, infelicidade, condições socioeconômicas e relações familiares. Nesse contexto, questiona-se se essas emoções são determinadas por fatores externos ou pela capacidade de cada indivíduo de atribuir significado à sua vivência emocional. O estudo propõe uma análise das experiências afetivas das personagens, suas interações e transformações ao longo da trama, em diálogo com questões filosóficas sobre a liberdade emocional e a aceitação do absurdo da vida. A conclusão aponta que a verdadeira liberdade emocional reside na aceitação e vivência genuína das emoções, independentemente das expectativas sociais. Isso sugere que a felicidade não deve ser vista como uma meta a ser alcançada, mas como um processo fluido, em constante mudança e profundamente pessoal, que se reflete na capacidade de cada indivíduo de se conectar com suas emoções de maneira honesta e sem pressões externas.

Biografia do Autor

Naiani Borges Toledo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel

Graduada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014) Campus de Cascavel. Ex pesquisadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID (2012 a 2014). Possui o FCE (First Certificate in English, expedido pelo Cambridge ESOL, da University of Cambridge - 2014). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Área de Concentração: Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017 a 2019). Participa dos grupos de pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória; Literatura Brasileira: Sociedade e Mito. Atua principalmente na área de estudos literários comparados, escrita da autora Lygia Fagundes Telles e relacionados à memória.

Acir Dias da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui Pós Doutorado com pesquisa em memória e documentário (2011) - UNICAMP, doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP com doutorado sanduiche pela Università Ca' Foscari - (2003), Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Na Faculdade de Artes do Paraná atuou como coordenador do curso de cinema e vídeo (2012/2014). Também tem experiência em coordenação dos cursos de comunicação social ? Jornalismo e publicidade. É professor efetivo no programa de pós-graduação Linguagem e Sociedade desde 2005 com orientações no mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de literatura comparada, Cultura Linguagem e Arte, Cinema e Critica contemporânea, Educação com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cinema, literatura, interfaces, cinema, estudos comparados e cultura. É editor científico da revista eletrônica Travessias e faz parte do conselho editorial da revistas Línguas e Letras(UNIOESTE), LL Journal - Língua e Literatura (Nova York), Revista científica da Fap e do conselho editorial da Editora - URI Câmpus de Frederico Westphalen - RS. Consultor científico e parecerista da Fundação Araucária Pr, FAPEMIG MG, Editora da Unicamp e outras. Idealizador e atual coordenador da Tv Imago Unioeste e coordena vários projetos de pesquisas e extensão universitária.Tem publicado vários livros e artigos científicos.

Downloads

Publicado

02-09-2025

Como Citar

TOLEDO, N. B.; DIAS DA SILVA, A. A liberdade das emoções: uma análise da autenticidade das experiências afetivas em The Secret Garden . Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 37, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i37.35187. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/35187. Acesso em: 25 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: A ALEGRIA E OUTROS AFETOS NA LITERATURA