A descoberta da América: choques culturais – uma confluência na literatura, história e cinema
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4417Palavras-chave:
Literatura hispanoamericana e cinema, Diário de bordo (1492-1493), “1492, A conquista do paraíso”, descoberta da América.Resumo
Neste trabalho tomamos como objetos de análise o filme “1492: A conquista do paraíso”, de Ridley Scott e fragmentos do Diário de bordo de Cristóvão Colombo (1492-1493). Num primeiro momento realizar-se-á uma reflexão acerca das contribuições que o cinema pode oferecer quando é utilizado pelo meio educacional, as diferentes possibilidades de interpretação que proporciona e os problemas que enfrenta em levar à sociedade o real conhecimento, já que é movido por um sistema que privilegia a busca de capital financeiro. Apontar-se-á alguns aspectos que estabeleçam uma relação entre as representações cinematográficas e a literatura, buscando-se entender de que maneira as releituras que o cinema faz da literatura e da história podem auxiliar na construção do conhecimento. Tomando-se os objetos em estudo, apontar-se-á neles alguns aspectos referentes à chegada da frota espanhola, comandada por Colombo, às terras americanas, e alguns atos que desencadeariam graves consequências para as civilizações pré-colombianas. Neste sentido, serão trabalhados alguns fatores que interferiram substancialmente no modo de vida das sociedades que aqui viviam antes da chegada dos europeus, e como esses fatores atuaram na configuração da destruição cultural que se seguiria no continente americano. Assim, buscar-se-á mostrar também a importância de que no processo educacional sejam trabalhados os elementos culturais formadores da atual sociedade americana, apontando momentos no filme de Ridley Scott em que estes elementos adquirem uma significação singular; para que se possa compreender melhor a história que se vive e, deste modo, passar a pensar mais criticamente as ações que movem a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.