O filme como leitor do texto literário: reflexões teóricas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4425Palavras-chave:
Intertextualidade, hermenêutica, dialogismo, adaptação literária, estética da recepçãoResumo
Refletir sobre a adaptação literária nos conduz a pensar diferentemente este fenômeno semionarratológico. O que é adaptar? Por que a necessidade de transformar um texto? Como se opera esta transformação, esta passagem de um meio a outro? Como abordar a problemática da transformação? Que relação, em nível semionarratológico, pode-se estabelecer entre o texto original e o texto receptor em relação ao contexto histórico e cultural e em relação à subjetividade? Sabe-se de antemão que não há compreensão de si próprio que não seja midiatizada por signos, símbolos e textos. A compreensão de si coincide em última instância com a interpretação aplicada a estes mediadores. Antes de serem submetidos à interpretação, os símbolos são interpretantes da ação. A adaptação é portanto uma transformação de ordem semântica (sentido), semiótica (signo) e sintática (narratividade). Diversas teorias, não necessariamente calcadas na adaptação litéraria, abordam com precisão o fenômeno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.