Representações históricas da Irlanda no filme “Em nome do pai”, baseado no texto autobiográfico de Gerry Conlon
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v6i7.4427Palavras-chave:
História Irlandesa, Autobiografia, Cinema, Adaptação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o diálogo entre um episódio da história da Irlanda e Inglaterra durante a extensiva atuação terrorista do IRA (Irish Republican Army) na década de 70 e sua adaptação fílmica. Os acontecimentos que envolveram esse fato foram relatados em narrativa autobiográfica, intitulada Proved Innocent, por Gerry Conlon, um dos envolvidos, e transpostos para a tela pelo cineasta Jim Sheridan, em parceria com outro irlandês, Terry George. O filme, intitulado “In the Name of the Father”, repercutiu internacionalmente, tendo sido premiado na Itália e Alemanha, além de ter sido indicado para premiação em sete categorias da Academy Award (Oscar). O filme relata a história de Gerry Conlon, Paul Hill, Paddy Armstrong e Carole Richardson, que foram, por um erro do sistema judicial inglês, condenados a prisão por terem, supostamente, praticados atos terroristas no bar Horse and Groom, localizado em Guildford, nos arredores de Londres. Esse atentado resultou na morte de cinco pessoas e inúmeros feridos. O desdobramento desse acontecimento, até hoje considerado como o maior equívoco da justiça britânica, levou, após intensa mobilização pública liderada por Gerry Conlon, o governo britânico a desculpar-se publicamente, através do Premiê inglês Tony Blair. A narrativa fílmica mantém o teor político do texto autobiográfico e transpõe para a tela um marco da história da Irlanda e Inglaterra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.