A REESCRITA DO PASSADO EM GALANTES MEMÓRIAS E ADMIRÁVEIS AVENTURAS DO VIRTUOSO CONSELHEIRO GOMES, O CHALAÇA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i9.5250Palavras-chave:
Literatura e História, Literatura Brasileira Contemporânea, Chalaça, José Roberto Torero, Novo Romance Histórico Latino-americano.Resumo
: A proposta deste trabalho é analisar as relações entre a literatura e a história presentes no romance Galantes memórias e admiráveis aventuras do virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça (1994), de José Roberto Torero. Esta obra recria as aventuras do Conselheiro Gomes, mais conhecido como Chalaça, secretário particular e de alcova do Imperador Pedro I. Ao ficcionalizar um personagem histórico que participou de relevantes acontecimentos da história brasileira, mas que por ser considerado um anti-herói foi marginalizado pela historiografia oficial, o romance permite que os leitores penetrem nos bastidores da história nacional através do olhar periférico de seu protagonista. Desse modo, nos propomos a examinar a referida narrativa a partir do diálogo entre o discurso histórico e o literário na citada obra de Torero, investigando como o autor reescreve um importante período do passado brasileiro. Em nossa leitura, usaremos como ponto de partida as teorias do crítico uruguaio Fernando Aínsa que aponta em seu texto “La nueva novela histórica latinoamericana” algumas marcas comuns a diversas produções contemporâneas que reescrevem o passado, classificando-as de Novo Romance Histórico Latino-americano. Assim, abordaremos a narrativa de Torero sob a perspectiva apresentada por Aínsa, verificando se o livro Galantes memórias e admiráveis aventuras do virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça pode ser inserido na categoria proposta pelo crítico uruguaio.Downloads
Publicado
08-12-2011
Como Citar
MILREU, I. A REESCRITA DO PASSADO EM GALANTES MEMÓRIAS E ADMIRÁVEIS AVENTURAS DO VIRTUOSO CONSELHEIRO GOMES, O CHALAÇA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 9, 2011. DOI: 10.48075/rlhm.v7i9.5250. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5250. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
REESCRITAS DO PASSADO - UMA HOMENAGEM A FERNANDO AÍNSA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.