O CRIME DE SYLVESTRE BONNARD, MEMBRO DO INSTITUTO, DE ANATOLE FRANCE: UMA DRAMATIZAÇÃO DOS DILEMAS DA ERUDIÇÃO HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5662
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Sylvestre Bonnard, Anatole France, literatura francesa, experiência moderna, história francesaResumo
Este artigo se concentra na análise do romance de Anatole France (na verdade François-Anatole Thibault – 1844-1924) intitulado O crime de Sylvestre Bonnard, membro do Instituto, publicado originalmente em 1881. Ele busca levantar questões sobre a experiência moderna no final do século XIX na França, através do referido romance. O texto é parte de um projeto de doutorado que se encontra em andamento, e que tem como foco central entender como o romance escrito por Marcel Proust (1871-1922) intitulado A la Recherche du Temps Perdu (publicado originalmente em Paris entre 1913 e 1927) se consolidou já em seu contexto de publicação como testemunho, memória e representação da Belle Époque parisiense. Nesta análise do romance de Anatole France, destaca-se principalmente a figura da personagem principal, Sylvestre Bonnard, enquanto paradigmático de uma trajetória de erudito-intelectual, historiador e filólogo que busca durante toda sua vida encontrar as origens francesas. Bonnard é representado por Anatole France como um erudito envelhecendo ao longo do século XIX, que durante sua busca vai paulatinamente perdendo a fé na própria atividade que exerce: os estudos históricos e filológicos. Ele aparece no romance como símbolo de uma época que sentiu profundamente a perda da confiança na modernização, na razão, na ciência e no positivismo.Downloads
Publicado
16-12-2011
Como Citar
HAIDUKE, P. R. A. O CRIME DE SYLVESTRE BONNARD, MEMBRO DO INSTITUTO, DE ANATOLE FRANCE: UMA DRAMATIZAÇÃO DOS DILEMAS DA ERUDIÇÃO HISTÓRICA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 10, 2011. DOI: 10.48075/rlhm.v7i10.5662. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5662. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.