O ROMANCE HISTÓRICO NA AMÉRICA LATINA – NOVAS PERSPECTIVAS PARA O PASSADO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i9.5836Palavras-chave:
Novo Romance Histórico Latino Americano, Teoria Literária, Fernando Aínsa (1991, 1997).Resumo
A questão que envolve os estudos comparados entre a literatura latino-americana e a europeia envolve aspectos relacionados à autonomia de produção, à possibilidade de produzir uma obra literária sem ter que importar de outro país ou cultura, uma forma ou perspectiva já desenvolvida e exaustivamente copiada. Nesse sentido, há que se observar que surge o problema de que o “rompimento” com a tradição literária europeia, primeiramente, tem que considerar que as literaturas desenvolvidas nos países da América Latina possuem um valor estético próprio, não desde sua origem, claro, mas que sua independência se deu de forma apartada das relações de “submissão” e “independência” político-econômica. Tal afastamento se dá em muito graças à produção de novos romances históricos no âmbito da América Latina. No decorrer desse trabalho se terá como objetivos principais tecer relações entre literatura e história, bem como realizar apontamentos sobre a origem e as principais características do novo romance histórico latino americano, considerando esse como uma forma de propor uma revisão acerca da tradição cultural europeia, que por muito tempo foi imposta no território Americano.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GASPAROTTO, B.; FLECK, F. G. O ROMANCE HISTÓRICO NA AMÉRICA LATINA – NOVAS PERSPECTIVAS PARA O PASSADO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 9, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v7i9.5836. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5836. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
REESCRITAS DO PASSADO - UMA HOMENAGEM A FERNANDO AÍNSA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.