UMA ARMADILHA PERFEITA: O OLHAR EXOTÓPICO EM “JE NE PARLE PAS FRANÇAIS” DE KATHERINE MANSFIELD
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5856
Agências de fomento
FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Palavras-chave:
Katherine Mansfield, “Je ne parle pas français”, exotopia, literatura em língua inglesa.Resumo
Dotada de extremo lirismo e aguçada sensibilidade, a obra de Katherine Mansfield marcou uma geração de escritores do início de século XX e solidificou suas bases dentre produções literárias em língua inglesa. Em uma época em que, à mulher, eram reservados espaços do universo íntimo e privado nas relações sociais, a escrita de Katherine Mansfield vem revelar o lado oculto desse universo público, lado este tão essencial ao conhecimento de nós mesmos. A partir dessa clarificação psicológica, fatos ordinários da vida cotidiana adquirem novas perspectivas sob o foco de uma personagem em constante auto-afirmação. É o caso do conto “Je ne parle pas Français”, cujo personagem-narrador Raoul Duquette apresenta um discurso ambíguo, sedutor e, por conseguinte, repleto de armadilhas subliminares capazes de atrair presas frágeis e inocentes. Baseando-se na manipulação discursiva proveniente daquele que relata a sua própria história e na distância espaço/temporal entre o vivenciar e o relatar, este trabalho tem como objetivo analisar o referido conto no que se refere ao foco narrativo e à simbologia do cão e do camundongo para, enfim, ilustrar a (des)construção da noção de gênero. Para tanto, aplicamos o conceito de exotopia, de Mikhail Bakhtin, com o intuito de verificar o olhar excedente no âmbito espaço/temporal de um narrador em primeira pessoa.Downloads
Publicado
16-12-2011
Como Citar
GONÇALVES, L. de S. UMA ARMADILHA PERFEITA: O OLHAR EXOTÓPICO EM “JE NE PARLE PAS FRANÇAIS” DE KATHERINE MANSFIELD. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 10, 2011. DOI: 10.48075/rlhm.v7i10.5856. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5856. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.