REPRESENTAÇÕES DA MODERNIDADE LÍQUIDA NA CIBERPOESIA DE ANTERO DE ALDA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5888Resumo
A produção cultural tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, devido à intensificação do desenvolvimento tecnológico e do acesso a novos instrumentos de comunicação e escrita. Inserida neste contexto, está a Literatura Gerada por Computador (LGC). Diante disso, este trabalho objetiva expor as representações da “modernidade líquida” na obra de Antero de Alda, poeta português que elabora e difunde suas produções por meio de ferramentas como o computador e a Internet. O autor se expressa fazendo uso da convergência de mídias, sendo suas páginas compostas por fotos, áudio, animações e palavras. Assim, propõe-se aqui uma discussão sobre as mudanças ocorridas nas relações entre autor, obra e leitor na contemporaneidade, visto que estas se tornaram fluidas e efêmeras e não apresentam fronteiras bem delineadas entre emissor e receptor. Concomitantemente, discute-se a composição estético-formal de hipertextos – construídos com elementos verbais e não verbais – na abordagem de temáticas contemporâneas (conflitos políticos, guerras, demandas sociais, minorias, questões ambientais). A pesquisa desenvolveu-se a partir da interpretação e análise de poemas disponíveis no endereço http://anterodealda.com/, considerando-se as dimensões referencial e simbólica da linguagem poética. O cerne das análises são as proposições de Bauman sobre as transformações sociais do início do século XXI, quando apresenta e discute o conceito de “modernidade líquida”.
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