UMA LEITURA DO ‘OUTRO’ COLONIZADO PELO ‘OUTRO’ COLONIZADOR EM A TEMPESTADE DE WILLIAM SHAKESPEARE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v7i10.5894Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a caracterização do outro, do diferente, na obra A Tempestade, de William Shakespeare. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, uma contextualização da obra shakespeariana, a fim de apontar as principais características do período elisabetano, época de contrastes, ideal para o florescimento da obra de um artista como Shakespeare. Passamos, então, para uma análise do outro, do diferente, sob a ótica das relações de poder estabelecidas entre colonizadores e colonizados em um espaço relacional, utilizando para esta discussão reflexões teóricas desenvolvidas por Homi Bhabha. Finalmente, tecemos observações sobre as relações de poder entre Próspero e Calibã, analisando as estratégias de inferiorização, sujeição e degradação utilizadas pelo colonizador e a caracterização do outro colonizado como bárbaro e animalizado a partir de uma visão etnocêntrica.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FIGUEIREDO, L. UMA LEITURA DO ‘OUTRO’ COLONIZADO PELO ‘OUTRO’ COLONIZADOR EM A TEMPESTADE DE WILLIAM SHAKESPEARE. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 7, n. 10, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v7i10.5894. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/5894. Acesso em: 11 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO AMERICANO
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.