MÁRIO DE ANDRADE E O MODERNISMO: PERCURSOS DE UM NACIONALISMO CONSCIENTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v8i11.7302Palavras-chave:
Crônica, Mário de Andrade, nacionalismoResumo
O presente artigo apresenta uma revisão sobre a obra de Mário de Andrade, em especial, as crônicas que publicou nos jornais e que depois organizou na coletânea intitulada Os filhos da Candinha, objetivando identificar a forma como são configurados os aspectos nacionais. O autor acredita no nacionalismo como um processo de autoconhecimento, ou seja, sua ideia de nacionalismo aproxima-se do princípio de identidade nacional, no processo de autoconsciência, conforme exposto por Marilena Chauí na obra Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. O que nos interessa é entender a preocupação do escritor em confeccionar um retrato do Brasil em seus textos, em uma busca incessante pelo estabelecimento da identidade cultural nacional. Mário não se ateve apenas ao lado negativo do brasileiro, mas optou também por “divulgar” características brasileiras positivas, como uma tentativa de fortalecer a consciência do brasileiro sobre si mesmo e sua cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.