PRR, Igreja Católica e escolas lassalistas: projetos para a formação de um novo homem e para a regeneração da sociedade sul-rio-grandense
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1248Palavras-chave:
Educação, Positivismo, Igreja Católica, Escolas Lassalistas.Resumo
O trabalho tem por objetivos analisar os fundamentos da reorganização do sistema escolar no Rio Grande do Sul sob o governo do Partido Republicano Riograndense (PRR) e verificar a forma de inserção das escolas lassalistas num contexto em que tanto as autoridades políticas como eclesiásticas estavam desenvolvendo projetos para a formação de um novo homem e regeneração da sociedade. Metodologicamente, situa-se no campo da História da Educação, recorrendo a diferentes fontes documentais, nas quais foram buscados elementos para a compreensão do objeto em estudo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GOMES GRAEBIN, C. M. PRR, Igreja Católica e escolas lassalistas: projetos para a formação de um novo homem e para a regeneração da sociedade sul-rio-grandense. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 25–34, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1248. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1248. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Educação e Positivismo
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.