Representações sociais do professor: o cotidiano e a Revista Nova Escola

Autores

  • Rafael Rodrigues Lourenço Marques
  • Carlo Ralph De Musis De Musis

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i20.15931
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Representações sociais. Ofício docente. Revista Nova Escola.

Resumo

A pesquisa objetivou a analise das representações sociais sobre o professor no cotidiano e na revista Nova Escola, partilhadas por docentes do Ensino Fundamental das escolas municipais de Cuiabá – MT. Foi sedimentada na Teoria das Representações Sociais de Moscovici, e na Teoria do núcleo central, de Abric. Foram questionados 146 professores do Ensino Fundamental em nove escolas públicas de Cuiabá-MT. O professor no cotidiano se apresenta como um profissional permeado por qualidades positivas, mas insatisfeito com suas condições de trabalho. Já o professor na revista Nova Escola sugere uma dicotomia por parte do grupo de professores, entre ilusão e ideal. 

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Publicado

06-09-2017

Como Citar

MARQUES, R. R. L.; DE MUSIS, C. R. D. M. Representações sociais do professor: o cotidiano e a Revista Nova Escola. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 8–29, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i20.15931. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/15931. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Temas Livres